sexta-feira, 23 de março de 2012

O VENTO SOPRA ONDE QUER, O VENTO É O ESPIRITO DE DEUS - JOÃO 3.8

“O ESPIRITO SANTO ESTÁ SUJEITO AO PROFETA?”.

Marcos 12.24: “... Porventura, não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?”. Nestes versículos verifica-se, que o conhecimento da Escritura é fundamental para o cristão, quantos erros são cometidos pelo “analfabetismo” das Escrituras Sagradas ou pela má interpretação.Segundo esta, escrito em Mateus 22.29: “... Erreis, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” e em 

O ser humano tem uma mente passiva, ou seja, geralmente absorve tudo que lhe e imposto sem muitas analises e verificações da suposta verdade. Entre os cristãos e fácil de ser observar, quantas vezes vemos pregadores, ministros de louvor, pastores, obreiros, missionários, professores em cima dos púlpitos falando da Escritura Sagrada sem o mínimo de preparação. Muitas vezes são levados pelo impulso e acabam pregando ou dizendo inverdades sobre a palavra de Deus. Devido à mente passiva, “mastiga-se e engole-se” tudo, sem o mínimo de cuidado de analisar a autenticidade da palavra. Muitas vezes a inverdade dita acaba sendo semeada nos corações.

Uma das inverdades dita mais preocupantes e a que envolve o Espírito Santo em Marcos 3.29 diz: “Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo”.Alguns consertadoristas e leigos dizem que “O Espírito esta sujeito ao profeta”, será essa uma verdade ou apenas uma dessas teorias não bíblicas.

Em Deuteronômio 6.4 diz: “Ouve o Israel o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor”.Em I Timóteo 2.5-6 diz: “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todo, para servir de testemunho a seu tempo”. Esses versículos são exemplos da unidade da divindade, igual entres si, idênticas em substância mais diferentes e existência ou subsistência. Na bíblia não encontramos a palavra trindade nem Trinidade, mais encontramos referência à palavra Deus no plural como em:

· Gênesis 1.26 (“... Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança...”);
· Hebreus 1.8 (“Mas, do filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino”); e
· Mateus 10.20 (“Porque não sois vós quem falará, mais o Espírito de vosso Pai é que fala em vós”).

Esta comunhão pode ser percebida em II Coríntios 13.13 que diz: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com vos todos. Amem!”.

Em Isaías 63.16 diz: “Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão nos não conhece. Tu, ó Senhor, és nosso Pai; nosso Redentor deste a antiguidade é o teu nome”, fica evidente Deus como nosso Pai criador e sustentador do universo.

Em João 1-14 diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo. Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai..”

João relata com detalhes a Deus como Filho, Ele como Verbo que se fez carne para salvar todos quanto nele crer.

Deus como Espírito Santo é relatado no antigo testamento, em Gênesis 1.2, Ele e chamado de Espírito de Deus: “... e o Espírito de Deus se movia sobre a face da águas”.Em Atos 16.6-7 e referido como Espírito de Jesus: “E, quando pela Frigia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram o Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu”. Em João 16.13 o Espírito Santo apresentado como o Espírito da verdade; “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir”. Portanto o Espírito Santo é Deus individualizado opera pra guiar os crentes na verdade para glorificar a Jesus Cristo.

Sendo, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, um único e distinto ser são merecedores de honra, gloria, Exaltação e louvor em espírito e em verdade. Sabedores que temos um Deus trino, a afirmação que o Espírito esta sujeito ao profeta se faz verdade?

Em I Coríntios 14.32 diz: “E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas”. Em outra versão: “Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas”.

Segundo estudiosos quando a palavra Espírito tem (E) maiúsculo refere-se ao Espírito Santo e espírito com (e) minúsculo refere-se ao espírito humano. No versículo de I Co 14.32 o espírito referido e o humano, ou seja, o espírito humano esta sujeito ao profeta não o Espírito Santo.

O Espírito Santo e parte da trindade é Deus. Sendo Deus pode ser submisso ou sujeito ao ser humano? Deus é onipotente, onisciente, detentor de glória e poder. Há uma grande diferença entre o homem sujeitar-se ao profeta e o Espírito Santo sujeitar-se ao profeta, quantas vezes vemos pregadores afirmando esta inverdade bíblica.

O Espírito Santo é amável, dossel e sensível, Ele não invade, só opera naqueles que tem coração puro, santo e se dispõe. Só quem teve uma experiência profunda com Ele pode saber como opera e quão amável É.

O Espírito Santo não é sujeito ao profeta, o profeta é sujeito ao Espírito Santo. O profeta não decide a hora nem o lugar onde será usado, pois o profeta é vazo. Apenas o oleiro pode determinar a hora exata de enchê-lo.Em II Coríntios 1.21-22 diz: “Mas o que nos confirma convosco em Cristo e o que nos ungiu é Deus, o qual também selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações”. Segundo Romanos 9.21 diz “Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vazo para honra e outro para desonra?”. Em II Timóteo 2.20-21 diz: “Ora, numa grande casa não há somente vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra”.

Portanto conclui-se que a afirmação está incorreta. O Espírito Santo não esta sujeito ao profeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário